Informações:
Resenha feita por: Amanda
Autor (a): Janne Teller
Editora: Galera Record
Páginas: 127
Sinopse:
" Você começa a morrer no instante em que você nasce"
"Nada" vai contar a historia de um grupo de pré adolescentes entre os seus 13/14 anos, onde um deles Pierre Anthon, simplesmente decide que nada importa, nada na vida faz sentido, e que não vale a pena viver, já que você está morrendo de qualquer forma, pensando assim, Pierre sobe em cima de uma ameixeira e se recusa a descer. Porém essa atitude do garoto acaba gerando grande efeito nos seus colegas de classe, que decidem criar uma "Pilha de significados", onde fariam uma pilha com objetos de extrema importância pra si, com o objetivo de convencer Pierre de que ele estava errado e que as coisas importam sim! No começo as crianças abrem mão de objetos simples, que não fariam tanta falta assim, es decidem que tem que abrir mão de coisas que realmente importam, e uma criança escolhe o que a outra vai colocar na pilha e é ai que a "pilha de significados" acaba se tornando algo doentio.
Bom, acho que vale começar dizendo que esse não é o tipo de livro que vai agradar todo mundo, a história é extremamente pesada, macabra e pessimista, os alunos começam com uma intenção boa, de ajudar um colega, e acabam numa situação bizarra e creepy, perdendo o objetivo inicial de toda aquela "Pilha de significados".
Eu achei a historia bem chocante, principalmente pelo fato dos personagens serem tão jovens. Sempre a ultima criança que colocou algo na pilha é quem vai escolher o que a próxima criança irá colocar, e é mais chocante ainda perceber que esses jovens começam a sentir certo prazer em ver cada colega abrindo mão de coisas absurdas, e se vingando no outro.É um livro bem curtinho, que eu li em um dia, mas tem uma carga tão pesada que eu recomendaria ler aos poucos, pra digerir os fatos (podem acreditar em mim quando eu falo que esse livro é algo absurdo e chocante).
Como eu falei, eu achei o livro extremamente pessimista, mesmo tendo um bom objetivo no começo, a história segue um rumo que sinceramente fica difícil de consegui tirar alguma coisa de bom pra refletir depois. A minha maior reflexão foi pensar, chocada, até que ponto chega a crueldade, o senso de maldade de algumas pessoas, e o que são capazes de fazer em situações extremas, ou para se vingar de outras.Mas apesar de toda a negatividade eu gostei bastante do livro, mas vale considerar que eu gosto desse tipo de leitura, coisas mais densas, chocantes e pesadas, e apesar de super recomendar a leitura, primeiro veja se esse tipo de romance faz o seu gosto, se não, acho que nem vale a pena tentar.
Gostei bastante da escrita da autora, e da forma como ela bolou a história, gostei muito da história ser contada em primeira pessoa, pois é muito interessante de entender o que se passa na cabeça desses jovens e de onde vem toda a amargura que os levam a fazer o que fazem. "Nada" é um livro maravilhoso e ao mesmo tempo assustador, leitura mais que recomendada!
Confiram a resenha em vídeo que a Luiza fez!


Nenhum comentário:
Postar um comentário